Taquicardia supraventricular corrigida com um choque no peito.

Muitas pessoas tem interesse e curiosidade em saber como fica o ritmo do coração durante uma arritmia, na ocasião de um episódio grave que pode levar o paciente à morte e/ou choque cardiogênico. E, mais interessante ainda, é como o médico pode corrigir este quadro rapidamente através de um choque no peito do paciente, a chamada cardioversão elétrica. Neste video abaixo, durante um grave episódio de taquicardia supraventricular, aos 36seg, o médico realiza a cardioversão (o choque) e o ritmo volta a ser normal, com batimentos em torno de 65bpm. Perceba que o batimento cardíaco está bastante acelerado (190bpm) – o que chamamos de taquiarritmia. Note também como o ritmo do coração é bastante diferente da arritmia sinusal. Veja o video e diga-me o quê você achou.

[youtube:http://youtu.be/BkFZ-X–ygU]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

4 Comments

  1. eu sou roberto tenho 46 anos e ontem aconteceu comigo passei mal simplesmente com um cafe forte que tomei depois de chegar no serviço fui ao pronto socorro e o clinico geral chamou o cariologista e ele me du um choque para voltar ao normal agora tenho que ver o que aconteceu com o meu coraçao. Gostei de seu site e muito bom e consegue entender rapido obrigadoo.

    Post a Reply
    • Nossa, Roberto.
      Um choque no coração (uma cardioversão elétrica) indica que a sua arritmia mereceu um tratamento agressivo.
      É fundamental que você consiga saber o NOME DA ARRITMIA para que o seu cardiologista lhe acompanhe já sabendo qual arritmia você tem. Isso é fundamental.
      Ainda bem que está bem… navegando na net.
      Obrigado pelo elogio e desculpe a demora em respondê-lo.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  2. Oi Dr. Eu tenho arritmia tpsv e fiz uma ablação a sete anos graças a deus estou bem mas só a descobri quando tive taquicardia mas ainda tinha uma pouco de dúvida e seu site me ajudou a tirar TDs elas

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!