Teófilo Otoni, MG – colonização.

Colonização

Teófilo Otoni possui uma diversificada etnia, além de negros e índios (nativos da região), é visivelmente marcada por descendentes de colonizadores europeus: portugueses, italianos, espanhóis (estes em menor número), e com maior predominância destacam-se famílias de descendência alemã. Pode-se constatar isto através da verificação de alguns traços e marcos deixados na cidade como: a Praça Germânica, a Igreja Evangélica Luterana, A Igreja de Confissão Luterana e o seu cemitério, festas típicas, dentre outros. Infelizmente devido à perseguição e discriminação sofridas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) muitas famílias alemãs,lamentavelmente, foram perdendo ao longo do tempo, muito da sua riquíssima cultura. Embora tenha ocorrido esse fato, existem ainda alguns descendentes alemães que falam o idioma, bem como organizaram a partir de 2008 a ACDATO, associação que congrega os descendentes de alemães em Teófilo Otoni, com o intuito de resgatar e perpetuar a cultura e memória dos seus antepassados. Há também, além dos imigrantes europeus, os imigrantes asiáticos como os chineses e sírio-libaneses que, assim como os judeus, se destacam por serem responsáveis pelos rumos e expansão do comércio local.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

2 Comments

  1. HAHAH quem escreveu issso na Wikipédia fui eu!valeu por ter postado prova q ficou bom!

    Post a Reply
    • Olá, Eduardo.
      Fico extremamente feliz que um internauta da nossa cidade esteja por aqui, no nosso blog.
      Também fico satisfeito que você tenha criado um conteúdo tão bom sobre nossa Teófilo Otoni.

      Parabéns por ter escrito! Foi bom, mesmo!

      Aliás, se puder nos ajudar a “promover” nossa cidade e trazer mais bons artigos sobre nossa querida Teófilo Otoni, eu agradeceria e, desde já, faço-lhe o convite.
      Gostaria de escrever mais artigos e postar aqui?
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!