Extra-sístoles na Recuperação do Teste ergométrico podem ser mais perigosas que as extra-sístoles no esforço e trazer sérias consequências à sua saúde. Confira!

[membership level=”0″]Quer ler mais? Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo! [/membership]
[membership level=”0″] Olá, Aqui é o Dr. Leonardo Alves. Estamos felizes com seu interesse em nossos artigos. Quer ler mais? Clique Aqui! Escolha uma das opções de Membros e Aproveite os esse artigo! Temos muito interesse em solucionar suas dúvidas. [/membership]

No artigo anterior, discutimos a presença de Extra-sístoles frequentes na fase de esforço do teste ergométrico e vimos o seu significado no longo prazo (23 anos) indica uma maior mortalidade – clique aqui e leia. Mas na investigação das Extra-sístoles e das Palpitações, os médicos seguem a um guia que inclui o teste ergométrico.

Teste Ergométrico etapas

 

O Teste ergométrico é composto de três fases distintas: Repouco/Preparação, fase de esforço e fase de Recuperação, pós esforço.

A fase de recuperação do teste ergométrico – pós esforço físico é muito importante, pois ela traz informações importantes para o paciente e para o médico.

A fase mais crítica de um exame de teste ergométrico – que mantém o paciente em um esforço provocado é a fase que gera mais preocupação para o médico examinador, pois é o momento em que as maiores complicações podem ocorrer – apesar de raras, elas ocorrem.

 

Extra-sístoles frequentes na RECUPERAÇÃO!

Diferente do estudo anterior que avaliou as extra-sístoles durante o período do esforço, vamos analisar o estudo de Frolkis 1)Frequent Ventricular Ectopy after Exercise as a Predictor of Death focado no período de recuperação do teste ergométrico e mostrou que Extra-sístoles ventriculares freqüentes após o exercício foram um melhor preditor de aumento do risco de morte do que as extra-sístoles ventriculares que ocorreram durante a fase de esforço.

Este é o primeiro estudo a mostrar que a ectopia ventricular freqüente induzido após o exercício é um forte preditor de morte sobre uma criança de cinco anos de acompanhamento. 2)Treating patients with ventricular ectopic beats

 

O quê são Extra-sístoles frequentes?

Em se tratando da recuperação do exercício físico, extra-sístoles frequentes significa mais que 7 extra-sístoles por minuto.

 

Extra-sistoles na recuperaçãoO Estudo foi grande, o suficiente?

Sim, foi, pois ele acompanhou mais de 22.000 pessoas.

Quê tipo de pacientes foram acompanhados?

Somente pacientes saudáveis, sem evidências de doenças cardíacas.

Por quanto tempo foram acompanhados?

Os pacientes foram acompanhados por 5 anos em busca de problemas cardiológicos.

Resultado:

Extra-sístole ventricular freqüente durante a recuperação após o exercício é um melhor preditor de um aumento do risco de morte do que a ectopia ventricular ocorrendo apenas durante o exercício.

 

Quê tipo de Arritmia prediz um Risco Maior?

As extra-sístoles e arritmias que indicam e predizem um risco maior de morte pós 5 anos de observação são:

  1. Extra-sístoles ventriculares polimórficas.
  2. Extra-sístoles ventriculares em bigeminismo ou Trigeminismo;
  3. Torsade de pointes,
  4. Taquicardia ventricular,
  5. Flutter ou fibrilação ventricular.

 

Observação #1:

O Estudo NÃO DIZ que o risco de Morte é para o próximo mês ou próximo ano. O risco é maior após 5 anos de acompanhamento.

 

Observação #2:

Arritmias graves e potencialmente fatais como as de número 3, 4 e 5 são arritmias bastante graves e qualquer que seja a situação, elas indicam maior risco de morte.

 

Observação #3:

A presença de Arritmias graves como Torsade Pointes são graves por si só e merecem uma avaliação complementar.

 

Conclusão:

Não só as extra-sístoles que ocorrem durante a fase de esforço indicam risco maior de morte (após 23anos), mas também as extra-sístoles e arritmias que ocorrem na recuperação indicam um pior prognóstico e um maior risco de morte (nos próximos 5 anos), principalmente se as arritmias forem graves.

 

Agora é a sua vez…

Tem alguma dúvida? Precisa de uma orientação adicional? Deixe o seu comentário.

 

References   [ + ]

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!