Teste ergométrico – Do exame ao Resultado – Tudo que vc precisa saber!

Então, o seu médico lhe solicitou um Teste Ergométrico, não é mesmo? Se você chegou nesta página, imagino duas situações: Ainda não realizou o Teste ergométrico e gostaria de informações sobre como funciona e quais os riscos; ou você já está com o resultado em mãos e tem muitas dúvidas sobre o resultado! Não é isso? Então, leia esse artigo até o fim e fique por dentro.

Leia mais sobre o Teste Ergométrico:

O quê é o teste ergométrico?

teste ergometricoUm teste de estresse, também chamado de um teste ergométrico, teste de esteira ou teste de esforço, reúne informações sobre como funciona o seu coração durante a atividade física. O exercício faz seu coração bater mais forte e mais rápido do que o habitual, e um teste ergométrico pode revelar problemas cardíacos que só serão detectados durante o esforço e que nunca seriam diagnosticados durante o repouso. 1)MayoClínic O Teste ergométrico é um dos exames do coração que são realizados com o auxílio do estresse físico 2)Wikipedia 3)Medscape, assim como a Cintilografia Miocárdica de Esforços e o Ecocardiograma de Estresse físico ou Farmacológico.

 

Para quê serve o Teste ergométrico?

Seu médico pode recomendar um teste ergométrico quando ele suspeitar que você tem a doença arterial coronariana ou um ritmo cardíaco irregular (arritmia). O teste pode também ser utilizado para orientar o seu tratamento, se você foi diagnosticado com uma doença cardíaca:

 

Para Diagnosticar a doença arterial coronariana.

Suas artérias coronárias são os vasos sanguíneos que fornecem o coração com sangue, oxigênio e nutrientes. A Doença arterial coronariana se desenvolve quando estas artérias tornam-se danificadas ou doentes geralmente devido a um acúmulo de depósitos que contêm colesterol outras substâncias (placas). 

Nessa situação, o seu médico pode achar, criar uma hipótese, de que você possa estar com obstrução nas artérias coronárias.

 

Para Diagnosticar problemas do ritmo cardíaco (arritmias).

As Arritmias cardíacas ocorrem quando os impulsos elétricos que coordenam o seu ritmo cardíaco não funcionam corretamente, o teu coração começa a bater muito rápido, muito devagar ou de forma irregular.

Algumas dessas arritmias são desencadeadas pelo esforço físico e o seu médico pode estar querendo saber como o seu coração se desenvolve durante o esforço físico e como o ritmo cardíaco se comporta com uma carga maior de adrenalina.

Leia mais sobre o Teste Ergométrico:

Para Guiartratamento de doenças do coração.

Muitas vezes, o médico já fez o diagnóstico de uma doença cardíaca, e um teste ergométrico pode ajudá-lo a descobrir como anda o tratamento e se ele está funcionando adequadamente. O Teste ergométrico também pode ser usado para ajudar a estabelecer o plano de tratamento para você, mostrando quanto exercício seu coração pode realizar.

Em alguns casos, testes de estresse pode ser utilizados para ajudar a determinar momento da cirurgia cardíaca, tais como a substituição da válvula ou uma ponte de safena. Em algumas pessoas com insuficiência cardíaca, resultados de um teste de estresse podem ajudar o médico a avaliar a necessidade de transplante de coração ou outro avançado de terapias.

 

Para liberá-lo para atividades físicas.

Um dos principais objetivos do Teste ergométrico (tanto em Esteira ou Bicicleta ergométrica) é determinar se você esta apto para realizar atividades físicas que exijam um esforço maior e também guiar o educador físico para uma melhor adaptação do seu treino na academia.

 

Outras Situações importantes:

  • Detectar Isquemia coronariana;
  • Reconhecer Arritmias cardíacas;
  • Reconhecer distúrbios hemodinâmicos durante o exercício;
  • Avaliar a Capacidade funcional e condição aeróbica do paciente;
  • Estabelecer prognóstico de doenças cardíacas;
  • Para prescrever exercícios;
  • Para avaliar o resultado de tratamentos realizados;
  • Demonstra ao paciente as suas reais condições físicas;
  • Fornecer dados para perícia médica; 4)Diretrizes de Ergometria – Sociedade Brasileira de Cardiologia

Como o Teste Ergométrico é feito?

Teste ErgométricoO Teste ergométrico pode ser realizado em um Esteira ergométrica ou Bicicleta ergométrica onde você realizará seu esforço físico para que o médico faça a avaliação de todos os parâmetros do seu coração durante a atividade física, como:

O Teste Ergométrico (Teste de esforço) é feito em uma clínica médica ou hospital.  O técnico ou a secretária vai colocar 10 eletrodos no seu peito e eles serão ligados a um monitor de ECG (eletrocardiograma) que irá monitorar a atividade elétrica do coração durante o teste. 5)MedLine Plus

 

Esteira ou Bicicleta?

No teste ergométrico, o paciente é submetido a uma prova de esforço físico sobre uma esteira ergométrica (antigos aparelhos de teste ergométrico faziam este exame em uma bicicleta ergométrica, mas hoje, a bicicleta ergométrica quase não é utilizada).

No teste de esforço, o paciente é monitorado e liga-se nele diversos eletrodos como se ele fosse realizar um eletrocardiograma. Na verdade, resumidamente, o teste ergométrico é um eletrocardiograma de esforço. Durante toda a prova o médico vê no monitor o ritmo do coração avaliando-o continuamente, até o final da prova.

 

O Protocolo: Mais velocidade e Mais inclinação.

No geral, após você iniciar a sua caminhada, a cada 3 minutos o software para Teste ergométrico irá aumentar a carga de esforço para que você ande mais rápido. Você também terá que andar em um ângulo mais íngreme (ou pedalar com mais resistência)Será como andar rápido (ou correr) em uma ladeira acima ou até mesmo.

Alguns protocolos de Realização do Teste ergométrico:

  • Bruce: O protocolo mais utilizado, com aumento de cargas (velocidade e inclinação) a cada 3 minutos, até exaustão ou a critério médico.
  • Ellestad: Usado para pessoas melhor condicionadas, com aumento de cargas (velocidade e inclinação) a cada 3 minutos, até exaustão ou a critério médico – é uma prova mais intensa e usado para atletas.
  • Rampa: Aumento progressivo de cargas de forma contínua e progressiva – vem sendo utilizado com mais frequência.
  • Bruce Modificado: a primeira fase não tem inclinação e o aumento de cargas (velocidade e inclinação) a cada 3 minutos, até exaustão ou a critério médico.
  • Naugton: Um protocolo mais lento e representa uma caminhada bastante lenta, para pacientes menos condicionados ou doentes de coração.

 

Terá um médico na sala. ao meu lado?

Sim, durante todo o exame, um médico deverá estar na sala de exames para acompanhar o seu exame e observar atentamente o seu ritmo cardíaco.

 

Quanto tempo irei correr ou Andar?

No início do esforço, o médico irá estimar uma frequência cardíaca na qual ele ficará satisfeito com seu esforço. Portanto, você deve atingir uma meta de freqüência cardíaca.

Qual é a minha Frequência Cardíaca?

A conta que o médico faz é a seguinte: você deverá atingir a Frequência Cardíaca Submáxima, que corresponde a 85% da sua frequência cardíaca máxima. (Desvio Padrão = 11 bpm].

FC Máxima: 220 menos a sua idade. Se você tem 40 anos, a sua FC máxima é de 220 – 40 = 180 bpm.

FC Submáxima: 180 bpm x 85% = 153 bpm.

Assim, o médico precisará fazer com que seu coração acelera até 153 batimentos por minuto.

 

Como me preparar para o Teste ergométrico?

  • Você não deve comer, fumar ou beber bebidas que contenham cafeína ou álcool por 3 horas (ou mais) antes do teste
  • Use sapatos confortáveis e roupas folgadas que não atrapalhem você fazer exercícios.
  • Pergunte a seu médico se você deve levar algum dos seus medicamentos no dia do teste. Alguns medicamentos podem interferir com os resultados do teste, principalmente os Betabloqueadores (normalmente, terminados em “ol”, tipo atenolol, carvedilol, metoprolol, propranolol. Entretanto, NUNCA pare de tomar qualquer medicamento sem primeiro falar com seu médico
  • Informe o seu médico se você estiver a tomar citrato de sildenafil (Viagra), tadalafil (Cialis) ou vardenafil (Levitra) e ter tomado uma dose nas últimas 24 a 48 horas.
  • Evite cafeína nas 24 horas antes do teste. Isto inclui:
    • Chá e café 
    • Todos os refrigerantes, mesmo aqueles que são rotulados de cafeína
    • Chocolates
    • Alguns analgésicos que contenham cafeína

 

O Resultado do Teste Ergométrico

Existem três principais critérios para o médico dizer que o seu teste é um exame normal ou anormal. Veja como um é descrito:

O Teste Ergométrico Normal:

  1. Presença de Sintomas: Ausência de sintomas de dor ou angina.
  2. Presença ou Ausência de Isquemia: Ausência de isquemia durante a prova de esforço.
  3. Pressão arterial: Comportamento normal da pressão arterial durante o esforço.
  4. Arritmia Cardíaca: Ausência de Arritmias durante a prova de esforço.

O Teste Ergométrico Normal:

  1. Presença de Sintomas: Presença de dor torácica sugestiva de isquemia ou angina.
  2. Presença ou Ausência de Isquemia: Presença de isquemia durante a prova de esforço.
  3. Pressão arterial: Comportamento anormal da pressão arterial durante o esforço. Hipertensão reacional diastólica ou Sistólica;
  4. Arritmia Cardíaca: Presença de Arritmias [descrição do tipo de arritmia] durante a prova de esforço.

Resposta isquêmica Intermediária – o que é?

Uma das principais funções do teste ergométrico é dizer se há ou não ISQUEMIA.
– o que seu laudo diz é que não dá para afirmar que HÁ ISQUEMIA e nem dá para afastar a possibilidade de isquemia.

Dependendo do resultado, o seu médico irá ajustar os medicamentos ou irá encaminhar o paciente para outros exames adicionais que possam ajudará a complementar o diagnóstico mais adequado.

Nessas situações, o seu médico avaliará se é necessário outro exame complementar.

Leia mais sobre o Teste Ergométrico:

Teste Ergométrico com Exacerbação da Frequência cardíaca

A elevação exacerbada da FC, desproporcional à carga de trabalho, é usualmente encontrada em

  • sedentários,
  • em pacientes com elevado grau de ansiedade,
  • na distonia neurovegetativa,
  • no hipertiroidismo,
  • nas condições que reduzem o volume vascular ou a resistência perifé­rica,
  • na anemia,
  • nas alterações metabó­licas, além de outras.
  • Esse achado pode estar presente em testes precoces realizados em pacientes após infarto e/ou cirurgia de revascularização.

 

Teste Ergométrico com Déficit Cronotrópico (Incompetência cronotrópica)?

a Incompetência cronotrópica ou Défcit cronotrópico ocorre quando há uma redução do aumento da frequência cardíaca frente ao esforço. Pode ser resultante de:

  • do treinamento fí­sico (pessoas bem condicionadas),
  • aumento do volume sistó­lico,
  • doenças que afetam o nó sinusal,
  • hipotiroidismo,
  • doença de Chagas,
  • e pelo uso de drogas como os betabloqueadores, bloqueadores do canal de cálcio, amiodarona e outras.

Descartadas as situações possí­veis de reduzir a elevação da frequência cardíaca, esse comportamento deve ser considerado como anormal e preditor de eventos futuros.

Ela pode ser definida quando:

  • 1) A FC atingida está abaixo de dois desvios padrão da FC máxima prevista 6)Impaired Chronotropic Response to Exercise Stress Testing as a Predictor of Mortality 7)Impaired Heart Rate Response to Graded Exercise;
  • 2) Não se atinge 85% da FC prevista pela idade 8)Impaired Chronotropic Response to Exercise Stress Testing as a Predictor of Mortality 9)nejm.org.
  • 3) O índice cronotrópico for inferior a 0,80, definido pela fórmula 10)Circulation. 11)Diretriz Brasileira de Ergometria

 

 

Teste Ergométrico com Isquemia: o quê significa?

Só o seu médico poderá fazer a perfeita interpretação do resultado do seu exame.

O quê é Isquemia?

Mas a Isquemia é o termo utilizado pelos médicos para indicar que o coração está com sua oxigenação reduzida e que o músculo cardíaco não está recebendo a oxigenação necessária ou que ele precisa.

Isquemia é igual a obstrução coronariana?

Não. Isquemia é uma alteração a nível CELULAR, uma informação que diz que o músculo está com falta de oxigênio. E essa isquemia pode ser devido a uma obstrução em uma grande artéria (que indica a necessidade de ponte de safena) ou de pequenas artérias (que não tem necessidade de cirurgia cardíaca).

Leia mais sobre o Teste Ergométrico:

O que é teste ergométrico Ineficaz?

Como disse acima, há uma frequência cardíaca mínima (a submáxima) que você deve atingir para que o teste possa ser confiável… Só com um coração acelerado a um nível mínimo que o médico pode tirar conclusões.

Assim, Teste ergométrico ineficaz significa que seu coração não acelerou de forma suficiente para tirarmos uma conclusão verdadeira.
Seu médico avaliará a necessidade de repetir o exame. (Obrigado Vanessa, pela dúvida)

O Teste Ergométrico sempre diz a verdade?

Existem muitas informações no laudo do teste ergométrico e todas elas devem ser avaliadas adequadamente pelo seu médico. Mas a informação mais importante é a presença ou ausência de isquemia. E para isso, o exame pode se mostrar ineficiente em alguns pacientes ou “mentiroso” em outros pacientes. Veja dois exemplos:

  1. O exame não indicou isquemia, mas o paciente apresenta uma dor (angina) muito característica de doença coronariana. O médico pensa que o exame não “pegou” a doença – é um exame FALSO-NEGATIVO.
  2. O exame disse que o paciente tem isquemia, mas o paciente (após outros exames) se mostrou normal, sem doença – é o famoso exame FALSO-POSITIVO.

Sensibilidade do Teste: ele só “pega” 67% dos pacientes com isquemia.

A Sensibilidade do Teste ergométrico, na média, é de 67% (mínimo de 50% e máximo de 72%) 12)Diretrizes de Ergometria – Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Ou seja, o Teste ergométrico NÃO IRÁ DETECTAR 33% dos pacientes que realmente tem isquemia.

[Definição técnica] A sensibilidade é a capacidade do exame de Teste ergométrico (ou de qualquer exame) de detectar a presença de isquemia (e um exame alterado) em um grupo de pacientes que tenha isquemia.

[Definição menos técnica] Se existem 100 pacientes que sabidamente tenham isquemia, a sensibilidade é o percentual de exames que terão seus resultados positivos para isquemia. O melhor exame, a sensibilidade deveria ser de 100% (ou seja, o teste teria que dar positivo para isquemia em todos os pacientes.

 

Especificidade do Teste: ele só “fala a verdade” em 71% das vezes.

A especificidade do Teste ergométrico, na média, é de 71% (mínimo de 69% e máximo de 74%) 13)Diretrizes de Ergometria – Sociedade Brasileira de Cardiologia. Isso quer dizer que quando um teste ergométrico diz que o paciente tem isquemia, somente em 74% das vezes ele está dizendo a verdade.

[Definição técnica] A especificidade é a capacidade do exame de Teste ergométrico que teve resultado positivo de efetivamente ser positivo para a presença de isquemia (comparado a um exame de maior eficiência).

[Definição menos técnica] Se existem 100 pacientes que tiveram resultado positivo no exame, quantos EFETIVAMENTE realmente tem isquemia (se fizerem um exame de maior eficiência)? O melhor exame tem uma , especificidade de 100% (ou seja, ele diz que tem isquemia e realmente tem isquemia).

 

Precisarei de outros exames?

Se o seu resultado for negativo, no geral, não precisará de outros exames. Mas a presença de isquemia fará com que o seu médico solicite outros exames ou ajuste as medicações para melhor controle de sua doença.

Cintilografia miocárdica:

Esse é uma dos exames que o médico costuma solicitar para avaliar um teste ergométrico que seja positivo ou que o médico tenha dúvidas.

Ecocardiograma de estresse:

Esse é um Ecocardiograma que é realizado com o coração acelerado, seja por um esforço físico ou por uma medicação (dobutamina).

Cateterismo Cardíaco:

É a palavra final para dizer se o paciente tem obstrução nas artérias do coração. É um exame que vê se o paciente tem ou não obstrução coronariana e costuma ter grande importância para dizer se o paciente deve fazer uma Angioplastia ou Ponte de Safena.

Leia mais sobre o Teste Ergométrico:

O Teste ergométrico para acompanhamento da isquemia:

Uma questão importante levantada pela Paula (leitora):

Só pra explicar direito que acho que fui confusa, claro que vamos levar os resultados ao medico, mas a isquemia que pode aparecer no exame de esforço pode ser tratar de uma isquemia pré-existente, inclusive já ate tratadas, já que uma vez que ocorre a isquemia aquele tecido não volta mais, né?! Ou seja não e necessariamente uma nova isquemia?

 

Essa é uma excelente questão:

Os médicos podem utilizar o Teste ergométrico para acompanhamento de uma isquemia…
O teste também é utilizado para pacientes que já tem isquemia e já estão em tratamento para isquemia há tempos…

Veja esse exemplo: A ideia é acompanhar o paciente.
– Paciente teve isquemia aos 5 minutos do esforço – é o segundo exame do paciente.
Depois de um ano de tratamento…
– Paciente teve isquemia aos 7 minutos do esforço – é o terceiro exame do paciente – Já melhorou bastante.
Depois de outro ano de tratamento…
– Paciente teve isquemia aos 9 minutos do esforço – é o quarto exame do paciente – mais uma melhora importante.

Ou seja, o tratamento está indo muito bem. Há situações em que o tratamento não está indo bem e o teste ergométrico pode indicar o contrário…

Devo repetir o Teste ergométrico Anualmente?

Veja esta dúvida: Por Larissa

Uma pessoa de 33 anos, fez o teste ergométrico ano passado e este ano precisa dele para renovação de um documento, essa pessoa terá que fazer o teste novamente ou pode apresentar o do ano passado?

*Obs: Estamos falando de uma pessoa saudavel no caso…

  • ogadores profissionais de futebol fazem exames de teste ergométrico ANUALMENTE, no início da temporada… São atletas, sabidamente saudáveis e fazem anualmente.
  • Se seu novo serviço ou documento exigir esforço físico, costuma indicar a repetição do exame.
  • Pilotos de avião: atividade que não exige esforço – mas a empresa EXIGE teste ergométrico anualmente…

Assim, tudo depende do seu médico e da exigência que foi feita a você.

 

E então, ainda tem dúvidas?

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários. Qual foi a sua experiência com o Teste ergométrico?

Leia mais sobre o Teste Ergométrico:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

136 Comments

  1. Quero parabenizá-lo pelas informações postadas. São esclarecedoras a nós leigos no assunto.
    Que triste estar em Brasília e não poder tê-lo como meu médico.
    Que o Deus do seu coração e da sua compreensão abençoe ricamente todos os
    setores da sua vida.
    Att. Adriana

    Post a Reply
    • Olá, Adriana.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Continuaremos fa fazer mais posts.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Dr. muito obrigado pelos esclarecimentos, gostaria de tirar uma dúvida, no resultado do meu exame apareceu que a frequência cardíaca máxima que é 188 no meu caso, não foi atingida porque foi interrompida pelo cansaço, chegando ao máximo somente de 166 bpm, mediante isso, pergunto: num teste ergométrico, é necessário atingir a FC máxima?
        No resultado também apareceu da seguinte maneira: ECG negativo para isquemia e, sem critérios para isquemia, o que isso significa, pode me ajudar?

        grato!
        Rodrigo Bispo

        Post a Reply
    • No meu exame deu ausência de arritmia quer dizer o que obrigada

      Post a Reply
  2. BOA TARDE,TENHO 31 ANOS E SOFRO DE PVM COM LEVE REGURGITAÇÃO E CRISES DE EXTRASSISTOLES VENTRICULAR, TOMO SELOZOK 25MG 2X AO DIA.
    FIZ O TESTE ERGOMÉTRICO E O RESULTADO FOI:
    TAQUICARDIA SINUSAL. DIFUSA ALTERAÇÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR, COM INFRADESNIVELO DE ST E INVERSÃO DE ONDA T.
    RESPOSTA DA FC E DA PA
    COMPORTAMENTO NORMAL DA FREQUENCIA CARDIACA E PRESSÃO ARTERIAL DURANTE O EXERCICIO.
    MEU CARDIOLOGISTA ME DISSE: “VIDA NORMAL ERICA”, FIQUEI PREOCUPADA COM “DIFUSA ALTERAÇÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR COM INFRADESNIVELO DE ST E INVERSÃO DE ONDA T, RESPOSTA DA FC E DA PA”

    NÃO PERGUNTEI NA HORA E FIQUEI SEM ENTENDER, O QUE ISSO QUER DIZER?

    FIZ TBM O ECOCARDIOGRAMA E HOLTER 24 HRS NO QUAL ACUSOU AS EXTRASSILTOLES, QUANDO TENHO ESSAS CRISES É COMO SE ESTIVESSE MORRENDO, UMA SENSAÇÃO HORRIVEL. MAS MEU CARDIOLOGISTA DIZ QUE É NORMAL. ESTOU CONTANDO PORQUE GOSTARIA DE UMA OPINIÃO DE UM OUTRO CARDIOLOGISTA, SE COM ESSES EXAMES É O SUFICIENTE PARA DIAGNOSTICAR ESSES PROBLEMAS OU SERIA IMPORTANTE EXAMES MAIS APROFUNDADOS.

    FICO MUITO GRATA E MAIS TRANQUILA COM UMA RESPOSTA PARA O MEU CASO QUE ATRAPALHA TANTO A MINHA VIDA.

    Post a Reply
  3. Olá dr. Leonardo. Eu tenho 20 anos e recentemente fiz exames cardíacos, sendo o ecocardiograma, que apresentou prolapso de válvula mitral e o teste de esforço, em que apareceu 30% de déficit funcional e resposta cronotrópica aumentada. O que isso significa?
    Sei que não é muito legal perguntar esse tipo de coisa em sites, mas eu realmente fiquei curiosa quanto a isso.
    Obrigada!

    Post a Reply
  4. fiz o teste ergométrico e o laudo deu taquicardia sinusal o que é isso é grave ?

    Post a Reply
    • Ola, Luiza.
      Todo teste ergométrico dá taquicardia sinusal – que significa que o seu coração acelerou. Como você fez um esforço físico, isso é normal.
      Abraços.

      Post a Reply
  5. Dr. No final da recuperação do meu teste deu ritmo atrial esquerdo. Tenho BAV 1º GRAU.
    O que é ritmo atrial esquerdo? O médico me disse pra fazer academia.

    Obrigada

    Post a Reply
    • Olá, Ana Lúcia.
      O Ritmo Atrial esquerdo é uma ritmo diferente do sinusal (o normal). Mas se o seu médico te liberou para realizar esforço físico, ótimo é sinal de que ele não viu nenhuma alteração no seu exame.
      Abraços.

      Post a Reply
  6. Boa tarde!

    Meu nome é Andrea. Tenho 39 anos, faço uso dos medicamentos : Fluoxetina 20mg (1 x ao dia), Propranolol 10mg (2 x ao dia), Rivotril (à noite)… Fiz os exames de Ecocardiograma com Doppler + ECG (em cada consulta com meu cardiologista) e o Teste de Esforço.
    Sou sedentária, e gostaria de frequentar academia.
    Meu TE deu normal. Posso realizar qualquer atividade física? O Jumpping, por exemplo.

    Muito obrigada!

    Post a Reply
  7. dr quem tem alterações da repolarização ventricular pode praticar atividades fisicas normal,ou seja corrida em longa distancia

    Post a Reply
  8. eu fiz o exame ergometirco deu no exame ausência alteração de isquemia cardíaca e arretimia isso quer dizer que eu estou com isso

    Post a Reply
  9. Meu diagnóstico foi: isquemia miocardica induzida pelo esforço, não sei o que quer dizer e nem o que fazer. Ajude-me.

    Post a Reply
  10. Se der assintomático no exame o que significa?

    Post a Reply
    • Olá, Patrícia.
      Significa que vocÊ não apresentou SINTOMAS (A=ausência) durante a realização do teste ergométrico.
      Abraços.

      Post a Reply
  11. Boa noite fiz um eletro de repouso e um ergométrico. No de repouso deu alterações inespecíficas da repolarização ventricular, mas no ergométrico deu alteração primaria da repolarização ventricular o laudo foi nos dois que não apresentava nenhuma doença e o medico me disse que não era nada, mas mesmo assim fico na duvida porque essas alterações nos meus exames. Tenho 28 anos e sou fumante

    Post a Reply
  12. Boa noite me tenho 28 anos e sou fumante me acordei com taquicardia, suando, com falta de ar e fui direto ao hospital, lá fiz um eletro e a única coisa que apareceu de anamoral foi alterações inespecíficas na repolarização ventricular, não convencida procurei outro medico que me pediu um teste ergométrico e neste também a única alteração foi alteração primaria na repolarização ventricular, mesmo assim o medico me disse que não era nada que estava tudo normal, gostaria de saber porque deus essas alterações e eles me dizem que não tenho nada.

    Post a Reply
  13. Ola Doutor!!!
    Sinto palpitaçoes no peito no centro como se desse uma batida da pra sentir, as vezes sinto 2 vezes ao dia as vezes fico semanas sem sentir e as vezes ate 1 més, acontece as vezez 1 vez no dia. Fiz teste ergometrico e deu depressão de st, fiz um holter e deu tudo normal, faço atividades fisicas normais ñ sinto dor no peito e nem falta de ar, apenas esses batimentos estranhos no centro do peito, o que pode ser?

    Post a Reply
  14. Ola fiz um tete ergométrico e no final onde ta escrito conclusão e comentário esta assim:Teste ergométrico submaximo sugestivo ao isquemia miocárdica.Ausência de arritmias e Alterações fisiológicas da pressão arterial.o que quer dizer ???? E no espaço em cima no teste de esforço esta escrito ausência de isquemia miocárdica

    Post a Reply
    • Olá, Camila.
      Quanto á ISQUEMIA: Teste ergométrico submaximo sugestivo ao isquemia miocárdica – significa que há indícios/suspeita de que falta oxigenação no seu coração.
      Mas: “E no espaço em cima no teste de esforço esta escrito ausência de isquemia miocárdica” – aí, ficou confuso.
      Dê uma olhada nesse artigo que lhe ajudará: http://sopronocoracao.com/teste-ergometrico-resultado/

      De todo modo, é importantíssimo você consultar com seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  15. oi dr quero saber se meu exame em indicacao de cirurgia fiz eco de esrtesse resultado deu ausencia de arretimia durante o teste e ausencia desintomas relacionados ao aparelho cardiovascular

    Post a Reply
    • Olá, Marli.
      O Exame do Teste ergométrico (isoladamente) não indica a cirurgia.
      O que há de bom no seu exame que você descreve é a ausência de Sintomas e de Arritmia.
      – Não deixe de levar ao seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
      • meu teste ergometrico

        baixo valor preditivo para isquemia miocadica
        sem aritmias
        oque e

        Post a Reply
        • Olá, Luis
          Que a chance de ter isquemia no seu teste ergométrico é muito pequena.
          Isso é ótimo.
          Abraços.

          Post a Reply
    • Oi Dr,meu teste ergométrico deu angina,Barcarena,positivo para isquemia miocárdica, e várias arritmias, estou na fila para uma cirurgia, qual a cirurgia Será feita?

      Post a Reply
      • Eliane,
        Você está sem esta informação? Se está esperando por uma cirurgia, tem o direito de saber qual cirurgia é.
        Volte ao sue médico e pergunte-o… Veja na guia do Sus/do convênio…

        Abraços.

        Post a Reply
  16. fiz um teste ergometrico e o resultado foi : Teste ergometrico eficaz submaximo sem critérios clínicos e gráficos definidos para isquemia miocardica esforço induzido. Resposta pressorica : fisiológica. Recuperação LENTA. Resposta pressorica : fisiologica

    Post a Reply
    • Fiz um teste ergometrico e o resultado foi : Teste ergometrico eficaz, submaximo, sem critérios clínicos e gráficos definidos para isquemia miocardica esforço induzido. Resposta pressorica : fisiológica. Recuperação LENTA.
      Doutor junto a esse exame fiz também o ecocardiograma sangue e mapa resultado todos normais só o de esforço apontou isso porém o médico disse q estava tudo normal.
      Mas como se ele me pediu novamente o de esforço ? Tenho 25 anos

      Post a Reply
      • Jeferson.
        O que o teste disse foi que seu coração está BEM… que não está faltando sangue para ele (sem isquemia).
        Seu médico disse-lhe o que?
        Abraços.

        Post a Reply
    • Olá, Jeferson.
      Sem critérios para isquemia é ótimo – significa que o exame não mostrou que seu coração tem indícios de que falta de oxigenação.
      Abraços.

      Post a Reply
  17. Olá Dr. fiz um exame de sangue e deu colesterol (290) e triglicerídios (570)muito altos. O cardio me solicitou teste de esforço, fiz em 25/05 com os resultados:

    ritmo sinusal taquicardiaco
    segmento ST acendente lento, com o ponto Y na linha de base em CM5 e D2M.

    prova de esforço:
    infradesnivelamento do seg. ST retificado, com o ponto Y a -2.0mm da linha de base em CM5 e D2M.

    recuperação
    infradesnivelamento do seg. ST retificado, com o ponto Y a -1.5mm da linha de base em CM5 e D2M na recuperação final.

    conclusão:
    teste continuo e eficaz protocolo ELLESTAD. atingiu 95% DA FC. ps analise multifatorial o teste apresenta alterações eletrocardiograficas que podem ser devido à padecimento isquemico miocárdico até a FC atingida.

    FC máxima: aval. 171 prev. 179 – débito card. ava. 24.9 prev. 19,53 – deb. sist. ava. 145,64 prev. 97,12 – DP máximo ava.25650 prev. 33765 – met mazimo: 11,93 prev. 11,3.

    diante disso ele solicitou cintilografia e fiz.

    resultado: Cintilografia de perfusão normal.

    ERGOMETRICO DA CINTILOGRAFIA:

    SPECT adquirida com uso de 99 mTC – SESTAMIBI – doses 20 mCI e 20 mCI.

    dipiridamol 0,5 mg,k
    exame interrompido por exaustão, assintomático
    pré esforço – sinusal sem alterações de ST
    esforço – infradesnivelamento do ST de até 1,5(MC5) e 1,5 (D2M), ascendente lento, ausência de arritmia.
    pós esforço – infradesnivelamento do ST de até 1,0(MC5) e 1,0 (D2M), ascendente lento, ausência de arritmia.

    conclusão: teste eficaz, máximo 95% FC, sugestivo de isquemia miocárdica esforço induzida.
    curva pressórica fisiológica.
    Ausência de arritmias.

    FC máxima: aval. 171 prev. 179 – débito card. ava. 28.34 prev. 19,53 – deb. sist. ava. 165,75 prev. 97,12 – DP máximo ava.29070 prev. 33765 – met mazimo: 13,89 prev. 11,3.

    Então, que carniça é essa de sugestivo de isquemia?

    Post a Reply
    • Olá,
      Sugestivo de isquemia é sugestivo de que há falta de oxigenação ao músculo do seu coração..
      Precisa mostrar para o seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  18. boa noite Dr Leonardo alves
    fiz um teste ergometrico e meus resultados foram os seguintes
    Fc max avaliado 181 previsto 192
    debito cardiaco avaliado 27,73 previsto 21,74
    debito sistolico avaliado 153,19 previsto 101,84
    Db maximo avaliado 30770 previsto 34487
    Met maximo avaliado 18,57 previsto 12,95
    VO2 maxi 64,98ml/Kg/min

    pressao inicial 13 por 8 atiginda maxima 17 por 8

    interrompido aos 07:15s cansaço fisico
    individuo sedentario

    gosto de jogar futebol meus exames me permite?
    os exames estao ok

    Post a Reply
    • Olá, Rafael.
      Você fez um nível ótimo de esforço…
      Eu não posso emitir opinião por aqui… mas seu médico lhe disse o que?
      Abraços.

      Post a Reply
  19. olá,sua materia é muito legal,bem explicada me tirou varias duvidas.mas falta uma,fui com meu médico,e falei que estou sentindo muito cansaso quando faço algum esforço fisico,e as vezes sinto a sensaçao de falta de ar,sinto como se tivesse me sufoocando.entao ele me pediu uns exames laboratoriais e um teste ergometrico,mediante esses sintomas no seu parecer qual a probabilidade de ser um problema de coraçao.

    Post a Reply
    • Olá, Cris, obrigado.
      Infelizmente, não posso emitir segunda opinião.
      O seu médico lhe falou o que?
      Abraços.

      Post a Reply
  20. Olá Doutor,

    Realizei um eletrocardiograma recentemente e deu um resultado: “alterações ventricular precoce sem repercussão” minha pressão é 11 por 7 e minha FC em repouso: 76bpm. Raio do torax normal, sem dores e coração de dimensões normais. Devo me preocupar? Pois é para apresentar a junta médica para admissão em concurso público.

    Post a Reply
    • Olá, Pedro.
      Raramente essas alterações significam alguma doença… são alterações frequentes e não costumam impedir de assumir qualquer cargo..
      Mas se o perito ficar na dúvida… você leva um atestado do seu cardiologista dizendo que você está apto para o trabalho proposto.
      Abraços.

      Post a Reply
  21. Boa noite Doutor;
    Eu fiz o teste da esteira na conclusão e comentario diz:TESTE ERGOMETRICO NAO COMPATIVEL COM RESPOSTA ISQUEMICA DO MOOCARDIO,FRENTE AO ESFORÇO FISICO MAXIMO.
    Oque isso siginifica.
    Desde ja muito obrigado pela atenção.

    Post a Reply
    • Olá, Zilmar.
      Significa que não tem isquemia no seu exame.
      – isquemia é quando falta oxigenação ao músculo do seu coração…
      Se não tem, ÓTIMO.
      Abraços.

      Post a Reply
  22. dr. o meu teste ergometrico deu isquemia do miocardio sendo que eu ja fui safenado pelo mesmo poblema o que isso significa sera que eu vou novamente passar por cirurgia ou a primeira não resolveu meu poblema pois faz um ano e meio que eu fui operado.

    Post a Reply
    • Olá, Alexandre.
      Respondi uma dúvida parecida com esta… e acho até que merece um artigo separado…
      – há pacientes que permanecem com isquemia.
      – outros que a isquemia acaba após o tratamento.
      – Também pode ter regiões em que a cirurgia e o cirurgião não conseguiram resolver…

      – você está com dor? já mostrou para seu médico?
      Os medicamentos fazem uma boa ação para eliminar isquemia residual.
      Abraços.

      Post a Reply
  23. Boa Tarde! fiz um teste ergometrico para concurso da pm. No laudo tem uma frase assim “teste ergometrico nao compativel com resposta do miocardio”. Isso é normal ou não!!??

    Post a Reply
    • Olá, José.
      “teste ergometrico nao compativel com resposta (ISQUÊMICA ?) do miocardio”.

      Se for isso, significa que NÃO HÁ ISQUEMIA, o que é bom.

      Mas leve para seu médico, ok?

      Abraços.

      Post a Reply
  24. Boa tarde de td bem? Fiz o TE agora a tarde e durante o exame minha pressão chegou em 18 por 08, em repouso foi para 12 por 07. E normal chegar em 18 durante o exame? Obrigado

    Post a Reply
  25. Ola Dr: Meu Teste Deu : Conclusão: Teste Não Sugestivo de isquemia miocardica ao esforço realizado.
    Comportamento fisiologico da pressão arterial.
    Extrassistole supraventricular pareada no pido do esforço.

    Por favor Me Acalme rsrs

    Post a Reply
    • Olá, Diego
      Fique calmo, mas leve ao seu médico – isquemia é a principal busca do médico…
      Pressão normal no esforço e as extrassístoles supraventriculares são comuns.
      Abraços.

      Post a Reply
  26. fiz um exame teste ergometrico e o resultado …apresentou resposta esquemica ao esforço fisico realizado comportamento normalda pressão arterial frente ao esforço aptdao cardiorespiratoria boa

    Post a Reply
    • Maria, tudo bem??
      A isquemia é o principal foco de atenção dos médicos (significa que há uma falta de oxigenação nos músculos do coração).
      Mostre para seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  27. Olá, quanto tempo demora pra sair o resultado? Sai na hora?

    Post a Reply
  28. Ola, gostaria de saber se se tratando de um paciente cardiopata, ja com historico de IAM e o resultado de esforço da esquemia, se essa esquemia pode ser as esquemias ja ocorridas anteriormente, pre-existentes?

    Post a Reply
  29. So pra explicar direito que acho que fui confisa, claro que vamos levar os resultados ao medico, mas a esquemia que pode aparecer no exame de esforço pode ser tratar de uma esquemia pre-existente, inclusive ja ate tratadas, ja que uma vez que ocorre a esquemia aquele tecido nao volta mais ne?! Ou seja nao e necessariamente uma nova isquemia?

    Post a Reply
    • Olá, Paula.
      Ótima pergunta.
      O teste também é utilizado para pacientes que já tem isquemia e já estão em tratamento para isquemia há tempos…
      A ideia é:
      – Paciente teve isquemia aos 5 minutos do esforço – é o segundo exame do paciente.
      Depois de um ano de tratamento…
      – Paciente teve isquemia aos 7 minutos do esforço – é o terceiro exame do paciente – Já melhorou bastante.
      Depois de outro ano de tratamento…
      – Paciente teve isquemia aos 9 minutos do esforço – é o quarto exame do paciente – mais uma melhora importante.

      Ou seja, o tratamento está indo muito bem.
      Abraços.

      Post a Reply
  30. Dr. o meu deu discreta taquicardia sinusal e arritmia sinusal por 90 segudos, assintomático.
    É muito grave

    Post a Reply
  31. O exame deu sugestivo para isquemia. O que significa?

    Post a Reply
    • Olá, Jane.
      Isquemia é quando o exame indica que há dificuldade de oxigenação do músculo do coração.
      Abraços.

      Post a Reply
  32. boa tarde dr Leonardo ,venho me queixando de queimaçao no peito,fui ao medico e me disse que e ansiedade,me passou eletrocardiograma,fui fazer e esta tudo normal,sera que e mesmo so ansiedade ou tenho que fazer outro exame para descartar qualquer problema,sou muito ansiosa realmente,e estes sintomas me deixam ainda mais.
    obrigada

    Post a Reply
    • Olá, Sônia.
      Muitos médicos se sentem tranquilos ao dizer que é ansiedade – tudo depende da impressão que o médico teve de você.
      Outros (de acordo com o paciente) pedem novos exames para esclarecer.
      Abraços.

      Post a Reply
  33. no meu exame deu resultado de deficit cronotropico ( que pode ser medicamentoso) e inotropico fiaiologico.

    eu tomo os remedios haldol decanoato e atenolol ha muitos anos.

    Post a Reply
  34. Olá, poderia me tirar uma duvida?
    Uma pessoa de 33 anos, fez o teste ergométrico ano passado e este ano precisa dele para renovação de um documento, essa pessoa terá que fazer o teste novamente ou pode apresentar o do ano passado?

    *Obs: Estamos falando de uma pessoa saudavel no caso…

    Post a Reply
    • Olá, Larissa.
      Isso depende de uma série de fatores…

      Veja um exemplo:
      – Jogadores profissionais de futebol fazem exames de teste ergométrico ANUALMENTE, no início da temporada… São atletas, sabidamente saudáveis e fazem anualmente.
      – Se seu novo serviço ou documento exigir esforço físico, costuma indicar a repetição do exame.
      – Pilotos de avião: atividade que não exige esforço – mas a empresa EXIGE teste ergométrico anualmente…
      Viu como depende?
      Abraços.

      Post a Reply
  35. Olá Dr… mto bom o seu post… super esclarecedor… gostar de fazer uma pergunta… realizei o teste ergométrico e nos antecedentes cardíacos e cardiovasculares o médico colocou assintomatico:sim
    O q significa?? Abraço…

    Post a Reply
    • Andressa.
      O médico (antes do exame) conversou com você, perguntou se você está tendo algum sintoma – você, provavelmente disse: NÃO, não tenho.
      Aí, ele colocou ASSINTOMÁTICO: SIM.
      Abraços.

      Post a Reply
  36. Boa noite!
    Fiz o exame teste ergométrico e na conclusão do resultado, deu o seguinte :
    Teste ergométrico com alteracoes eletrocardiograficas limítrofes para resposta isquêmica do miocárdio !
    O que seria?
    Obrigado
    Fico no aguardo

    Post a Reply
    • Olá, Rosana.
      Uma das principais funções do teste ergométrico é dizer se há ou não ISQUEMIA.
      – o que seu laudo diz é que não dá para afirmar que HÁ ISQUEMIA e nem dá para afastar a possibilidade de isquemia.
      Nessas situações, o seu médico avaliará se é necessário outro exame complementar.
      Abraços.

      Post a Reply
  37. O que quer dizer quando o teste ergométrico da conclusão e comentário do exame foi teste ineficaz por não atingir a frequência cardíaca sub máxima preconizada e que isso significa? Será q não poderei fazer a cirurgia bariátrica por causa disso??

    Post a Reply
    • Olá, Vanessa.
      Há uma frequencia cardíaca mínima (a submáxima) que você deve atingir para que o teste possa ser confiável… Só com um coração acelerado a um nível mínimo que o médico pode tirar conclusões:

      Assim, Teste ineficaz Significa que seu coração não acelerou de forma suficiente para tirarmos uma conclusão verdadeira.
      Seu médico avaliará a necessidade de repetir o exame.
      Abraços.

      Post a Reply
  38. OLÁ BOA NOITE DR.Minha mãe fez cinco cateterismos e duas angioplatia,o medico da pericia pediu o eco e a cintilografia os exames deu normal como isso é possivel,ela sentindo dor no peito ainda em poder fazer nenhum esforço

    Post a Reply
    • Olá, Jedson.
      É possível que estejam normais, sim.
      – As duas angioplastias podem ter eliminado o problema da isquemia… daí, os exames darão normais (sem isquemia).
      A dor persiste? pode ser por outro motivo.
      Seu médico deverá avaliar a situação.
      Abraços.

      Post a Reply
  39. Doutor,boa noite,meu nome é fabricio e meu Eletro apresentou bradicardia sinusial,isso é grave?
    Pratico corrida a mais ou menos 4 anos.
    Poderia me informar?
    Meu cardiologista pediu uma eco e um exame na esteira,pode dar alguma coisa grave?
    Desde agradeço pela ajuda.

    Post a Reply
    • Olá, Fabrício.
      Bradicardia sinusal é quando o coração bate a uma frequência menor que 50bpm no repouso.
      Atletas costumam ter bradicardia sinusal sem maiores problemas… é uma adaptação ótima do exercício.
      Más é seu médico que pode lhe avaliar.
      Abraos.

      Post a Reply
  40. Boa noite,Drº!
    Fiz um ergometrico e a conclusão foi: teste sem sinais eletrocardiogeaficos de isquemia miocardica ate parâmetros atingidos. Porem, o medico pediu outros exames..Fiquei com a maior dúvida, tenho isquemia ou nao?
    gra

    Post a Reply
    • Olá, Karine.
      “Sem sinais de isquemia” é o que todos deveriam ter no teste ergométrico – significa que o sangue circula normalmente, sem comprometimento da nutrição do seu coração.
      Quais exames ele pediu?
      Abraços.

      Post a Reply
  41. Tenho 28 anos, passei mal com palpotações e falta de força nos dedos, as vezes no braço esquerdo. Fiz ECG de repouso com arritmia. No ergométrico o laudo diz que não há nada incomum. Porém a pressão foi a 170/80 e bpm 193, tive que para o exame em 9 min. exausta. O déficit cronotrópico de -0,5% e déficit funcional de VE 4,9%. Essa interpretação do exame está correta? O que o senhor me diz sobre esses índices?

    Post a Reply
    • Olá, Daniela.
      Significa que seu coração acelerou bastante… você foi à exaustão (o que é bom) e foi testada ao estremo das suas forças… um ótimo exame.
      Se não apareceu nenhum problema – ÓTIMO.
      Abraços.

      Post a Reply
  42. Boa noite dr, fiz um teste ergométrico e deu isquemia miocárdica, meu colesterol ta alto o médico passou uma cintilografia, tenho 56 56 anos. Que riscos corro até fazer esse exame para confirmar o diagnóstico, faço 30 minutos de caminhada e Pilates 2 vezes na semana, posso continuar com essas atividades? Desde já obrigada

    Post a Reply
    • Olá, Eliete.
      Risco de fazer o exame – não (mínimo, diria)! o risco é maior se não fizer… seu médico precisa de esclarecimento sobre essa isquemia.
      Abraços.

      Post a Reply
  43. Olá doutor, sou de Teófilo Otoni e minha ultima consulta no cardiologista foi com você na Cardiovasc.
    Gostaria de saber o seguinte, sentir fracas dores na região do coração de vez em quando é sinal de algum problema grave? tenho bloqueio do ramo direito 3° grau, isso tem relação? Existe algum exame que detecte possibilidade de Infarto? Tenho 24 anos e tenho medo que essas pontadas sejam veia entupida.
    Obrigado

    Post a Reply
    • Olá, Jasiel.
      Nossa, demorei tanto a responder sua pergunta que você até já foi atendido, rs.
      Abraços.

      Post a Reply
  44. Olá Dr Leonardo!

    Bom tenho 22 anos fiz alguns exames como eletrocardiograma,teste ergométrico,exames de sangue e também fiz o mapa 24h todos os exames informou que está tudo ok,mais ainda continuo com um dor no peito,mais essa dor vem leve mais vem as vezes durante o dia posso ter sopro?Obrigada.

    Post a Reply
    • Olá, Izabela.
      Primeiro – seus exames todos se mostraram normais… o que reduz muito a chance de você ter problema de coração.
      A dor no peito persistente pode não ser grave e pode não ter relação com o coração… reveja com seu médico…
      Abraços.

      Post a Reply
  45. Olá Dr. No meu resultado veio o seguinte comentário. Teste ergometrico alterado para ST.
    Infradesnivelamento retificado do segmento ST nas derivações D2, D3 ,avF ,V5,V6,e CM5.
    Pode traduzir por favor
    Grato
    Marcos

    Post a Reply
    • Olá, Marcos.
      Está dizendo para você levar ao seu médico… infradesnivelamento pode ter relação com isquemia (falta de oxigenação) no seu coração.
      Abraços.

      Post a Reply
  46. boa tarde dr fez um exame de teste ergométrico conclusão foi teste considerado negativo ao esforço fisico !! o que significa obrigada

    Post a Reply
  47. Dr. Leonardo, Bom dia

    Fiz o teste hergometrico e a conclusão foi:
    Teste negativo para isquemia miocardica, nao atingindo a FC submaxima prevista (uso de b. bloqueador?) 0 que quer dizer esse uso.

    Post a Reply
    • Olá, Luiz.
      O Betabloqueador é um grupo de medicamentos para Pressão alta e outros problemas de coração…

      Esse medicamento reduz a frequência cardíaca e seus batimentos tanto em repouso quanto em exercício.

      Veja um exemplo: Atenolol: http://sopronocoracao.com/tudo-sobre-atenolol-bula-riscos-beneficios/

      O exame diz que ATÉ A FREQUENCIA CARDÍACA que seu coração chegou, você não teve indícios de que tivesse doenças de entupimento… seu médico analisará mais detalhadamente.

      Abraços.

      Post a Reply
  48. Dr. Leonardo , Bom dia !

    A conclusão do TE foi :

    Ergométrico com resposta cardiovascular anormal pelo comportamento da pressão arterial ao esforço físico.

    Parâmetros clínicos :

    PAS e PAd : resposta hipertensiva severa ao ao esforço
    Esforço interrompido por alcançar a F. C. máxima.

    No pré esforço 00:00 BPM 76 PS 140 e PD 100
    6.0 MPH – 15% 08:59 BPM178 PS 178 e PD 120

    Tenho 49 anos e 100Kg e corro 05Km em dias alternados.

    Posso continuar com a corrida ou devo parar até a consulta que está marcada para 20 dias !

    Agradeço muito a sua ajuda e parabéns pelo trabalho !

    Post a Reply
    • Em complemento ao email acima : a minha altura é 1.80m

      Post a Reply
    • Olá, Romero
      “Esforço interrompido por alcançar a F. C. máxima.” significa que ele achou que o exame já estava suficiente para te avaliar…
      Você precisa emagrecer, sim…
      Eu não posso opinar sobre seu exame. O que o exame disse é que sua pressão subiu MUITO no esforço intenso…
      Volte ao seu médico e ele dosará o nível de exercícios.
      Abraços.

      Post a Reply
  49. Doutor Fiz o teste ergométrico e o de sangue, e deram normal mas apos o teste fiquei com o peito dolorido, é normal devido ao esforco?

    Obrigado

    Post a Reply
    • Ei, André.
      Correr na esteira do Teste ergométrico não é muito legal: pode ser por causa do esforço, mas é importante mostrar ao seu medico.
      Abraços.

      Post a Reply
  50. Boa noite Dr. Leonardo Alves

    Meu nome é Roberto. muito prazer!

    Por gentileza, seria possível o senhor fazer algum comentário do sobre o Laudo do meu teste Ergométrico?

    Critérios Clínicos
    O paciente não apresentou sintomatologia de insuficiência coronariana.
    Teste Ergométrico interrompido por cansaço gradativo até exaustão.

    Comentário do ECG de Repouso e no Pre-Esforço
    Ritmo sinusal. Sem alterações significativas do segmento ST.

    Comentário do ECG durante o esforço
    Infradesnivelamento retificado do segmento ST de até 3mm.
    índice cronotrópico > 100% (valor normal > 80%).

    Comentário do ECG durante a recuperação
    Retorno ao padrão basal após 2º minuto
    Queda de 17 bpm no 1º minuto (valor normal > 12 bpm).

    Arritmias
    Ausência de arritmias.

    Conclusão
    Teste atingindo 105% da FC máxima prevista, compatível com resposta isquêmica do miocárdio.
    Resposta hemodinâmica fisiológica.
    Arritmias ausentes.
    Aptidão cardiorrespiratória excelente (AHA).

    Post a Reply
    • Opa, Tudo bem.
      Obrigado por comentar no blog.
      A presença de Resposta isquêmica é sempre uma preocupação – e seu médico dará a atenção necessária.
      Leve o exame para ele.
      Abraços.

      Post a Reply
  51. Fiz o teste ergometrico recentemente,durante o procedimento tive uma situação de stress pois fui chamado a atenção durante o exame,coincedentemente o resultado saiu com alteração(positivo para esquimia).SERÁ QUE ESSA ALTERAÇÃO PODE TER OCORRIDO POR CONTA DESSA “CHAMADA”?

    Post a Reply
  52. Bom Dia

    Doutor

    Segue comentário abaixo do meu teste de esforço, tenho 33 anos 137 kilos e 1,78, pode me dizer o significa.

    “Teste ergométrico não compatível com resposta isquêmica do miocárdio ao esforço físico submáximo.

    Obrigado e Aguardo

    Carlos

    Post a Reply
  53. tESTE ERGOMÉTRICO NÃO DE MONSTRANDO ALTERAÇÕES ELETROCARDIOGRÁFICAS, de J e ST, q permitam indicar, inequivocamente, a existência de isqêmia miocárdica. Sem manifestações clínicas típicas de insuficiência coronariana. Grupo funcional II(NYHA) Resposta pressórica adequada. Não se verificaram arritimias provocadas pelo exercício. Teste interrompido aos 04:45 min, por cansaço, tendo atingido 95,31% da FC máxima prevista e percorrido O,16 da milha ( 256 m). Cardiologista disse q estou com aptidão física baixa. Mandou fazer caminhadas, se me sentir cansada parar, me receitou SELOZAC 25 mg. Se não melhorar falou em fazer cateterismo.

    Post a Reply
  54. Boa noite.
    Me chamo Janaína e tenho 28 anos, fiz o teste ergométrico e vi no monitor meus batimentos terem picos de 215 (piscou vermelho na tela), meu teste não demorou muito e nem transpirei nada, logo ela disse que o teste havia chego ao máximo e parou a esteira.
    Acha que meu teste está dentro dos conformes? Estou curiosa para saber, pois o resultado vai demorar muito para sair e nunca havia feito o teste antes.
    Aguardo sua resposta e agradeço pela atenção.

    Post a Reply
    • Ei, Janaína.
      No geral, o objetivo do teste é levar ao máximo de esforço ou à frequência cardíaca máxima (quando fica vermelhinho).
      Se está sem isquemia ou sem arritmia: está normal.
      Abraços.

      Post a Reply
  55. Boa tarde fiz um teste ergométrico e deu este resultado:
    Teste ergométrico não compatível com resposta isquemica do miocárdio frente ao esforço fisico reslizado.
    O que vc pode me dizer.
    Att
    ALEXANDRE

    Post a Reply
  56. Oi, doutor.

    Gostaria que o sr me explicasse apenas uma dúvida

    Fim um teste ergométrico.
    Entendi quase todas as informações, por cultura geral, por já ter feito outros exames ergométricos – faço anualmente (exame de rotina) e também acompanhando o seu blog.

    A dúvida:

    aptidão cardiorrespiratória – FORA DA FAIXA ETÁRIA (AHA)

    Seria porque tenho 72 anos? Tem algo a ver?

    Post a Reply
    • Djalma
      Sim, é por ter 72 anos… daí, o software não calcula… pois só avalia em pessoas abaixo de 60 anos.
      Abraços.

      Post a Reply
  57. Tenho 24 anos, fui ao cardiologista pois sinto umas dores no peito, umas pontadas que muda de lugar desde de baixo das mamas ou acima das mamas ou no meio do peito, é uma dor leve não incomoda mto e não fico com falta de ar. Fiz um teste ergométrico e deu sugestivo de isquemia, o medico passou uma cintilografia, o resultado foi hipoperfusão moderada e persistente envolvendo a região antero-septal do ventrículo esquerdo e FEV de 68%. Porem fiz o holter 24hs e um ecocardiograma e deu tudo normal, fiz tbm exames de sangue e deu tudo normal. O medico acha q o teste ergométrico e a cintilografia deram falsos positivos, então ele passou o exame angiografia coronariana (acredito que seja esse o nome, não entendi a letra do medico direito). Devo ficar com medo de ter alguma coisa?? é melhor refazer o teste ergométrico antes de fazer esse exame? é comum dar falso positivo no teste ergométrico e cintilografia do miocárdio em mulheres?

    Post a Reply
  58. Estamos construindo uma página. Achamos ótimas informações nesta página. Obrigado.

    Post a Reply
  59. Estamos construindo uma página e achamos interessantes as informações contidas nessa página. Muito obrigado.

    Post a Reply
  60. Olá Dr.
    Bom dia.
    Fiz o Teste Ergométrico e deu tudo normal nas observações do Laudo.
    Somente uma coisa me deixou preocupado.
    o Déficit Funcional do VE deu 29,9%, isso é grave? Ou está dentro dos padrões?

    Post a Reply
  61. Olá Dr.
    Muito obrigado pelo seu retorno.
    Parabéns pelo seu belo trabalho.
    Abraços

    Post a Reply
  62. Tenho 34 anos, nenhum sintoma, nenhum historico, presso normal 12/8, fiz o teste ergometrico pela segunda vez na vida (a primeira foi ha 3 anos). E com 4 minutos de teste, o medico aferiu minha pressao e logo desligou a esteira. me disse que o certo seria minha pressao aumentar com o esforço/inclinacao da esteira, mas ela diminuiu segundo ele, e ele teve que encerrar o teste alegando que foi INEFICAZ PARA AVALIAÇÃO DE ISQUEMIA MIOCÁRDICA ESFORÇO INDUZIDA – INTERRUPÇÃO PRECOCE POR HIPOTENSAO NA PROGRESSAO DO ESFORÇO FISICO. e disse pra eu voltar a procurar meu cardio e acha que pode ser grave porque isso nao é normal, e que eu deveria fazer varios exames (eco, holter)… Sendo que nao senti absolutamente nada na hora! Fiquei muito assustado pq, repito, nao tenho sintoma algum, pressao normal, sem historico, faço atividade fisica regular, e fui fazer exame de rotina. e o medico do teste ergometrico me preocupou de verdade com as palavras dele! o que pode ser?

    Post a Reply
    • Gustavo.
      Realmente, o habitual é a elevação progressiva da pressão com o esforço físico…
      Com 34 anos, é difícil haver uma doença séria/grave que justifique a queda da pressão.

      Mas, vamos lá, a principal causa:
      Doença coronariana.

      Mas como disse, você é jovem. Imagino que não tenha nada.
      Só seu médico para lhe dizer, ao certo.
      Abraços.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!