TPSV – Taquicardia Paroxistica Supraventricular é uma arritmia bastante conhecida pelos cardiologistas… e que muitas vezes fazem muita confusão com as famosas Extra-sístoles. Vamos entender o motivo dessa confusão e entender, também, o quê significa essa arritmia e o quê podemos fazer para nos livrar dela.

TPSV – Taquicardia Paroxística Supraventricular – quê nome é esse?

Taquicardia: 

Quando a frequência está acima de 100 bpm – fácil. Todas vez que estivermos diante de um coração cujo batimento está acima de 100 vezes por minuto, estamos diante  de uma TAQUICARDIA.

Paroxística:

(Dicionário Aurélio) Med.  “Estágio duma doença, ou dum estado mórbido, em que os sintomas se manifestam com maior intensidade.” É algo que costuma ocorrer eventualmente, em um período determinado e que tem um retorno à normalidade após um determinado período. Grosseiramente, poderíamos dizer que o oposto de PAROXÍSTICA é CONTÍNUA… Ex: Sintomas paroxísticos = vem e vão. Sintomas contínuos: Vem e ficam.

Supraventricular:

TPSVÉ tudo que ocorre acima do ventrículo. Ficou na dúvida? Tá bom… São as arritmias que se iniciam nos átrios. Normalmente, quando se diz supraventricular, está dizendo que a origem não é no ventrículo, e sim em uma estrutura cardíaca acima do ventrículo: átrios, nó sinusal, nó atrio-ventricular e em qualquer parte dos átrios. Quando se diz que a arritmia é ventricular, significa que ela se iniciou no ventrículo. Entendeu o nome: TPSV – Taquicardia Paroxistica Supraventricular?

Não entendeu? Veja a imagem:

Note que há um momento na imagem do eletrocardiograma em que a arritmia (TPSV – Taquicardia Paroxística Supraventricular) melhora subitamente; no momento em que o seu estado paroxístico se acaba (foto na FanPage). A partir desse momento, o paciente melhora da sensação de palpitações e volta a ficar bem.

Melhora das palpitações? Como assim?

Entendi sua dúvida. Você deve estar pensando: Eu sempre vi falar que as palpitações são devido ás EXTRA-SÍSTOLES ! E agora vem você com essa nova arritmia que causa palpitações?! É verdade, isso ocorre mesmo. Eu sempre falei que a arritmia é uma doença muito traiçoeira e precisamos “armar uma arapuca” para descobrir a sua causa. A TPSV é exatamente assim. O paciente reclama:

Dr. eu senti uma sensação horrível, o coração batia a mais de 200bpm (acima de 100bpm = taquicardia), eu fiquei pálida (o), chamei meu esposo para me levar no hospital e, quando cheguei lá, já estava bem (paroxística = piora na manifestação e desaparece subitamente). Chegando lá, o médico falou que era ansiedade ou extra-sistoles e pediu para procurar um cardiologista e um psicólogo.

O paciente volta para casa muito chateado! Assustadíssimo! Às vezes nervoso com o médico! Em breve, mais.

Pergunte

E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!