Treinamento intenso pode afetar o sono e o humor

O treinamento intenso pode alterar a qualidade do sono. Esse é o resultado de um estudo britânico realizado com ciclistas altamente treinados. Humor e desempenho também podem ser afetados por um treinamento intensificado. Os resultados foram publicados na revista “Journal of Sports Sciences”.

treinamento intensoQual Tipo de Treinamento Intenso?

O estudo realizado pela Universidade de Loughborough incluiu 13 atletas que participaram de dois períodos de nove dias de treinamento altamente intensificado. Os pesquisadores monitoraram o humor, comportamento de sono e desempenho antes, durante e após o treinamento. Para determinar se a dieta poderia contrabalançar os efeitos, alguns participantes receberam grandes quantidades de carboidratos, enquanto outros receberam quantidades moderadas – mas nenhum dos participantes ficou sabendo que quantidade recebeu.

 

Resultado do Treinamento Intenso…

Os resultados mostraram um significativo e progressivo declínio na qualidade do sono após um período relativamente curto de nove dias. Embora os ciclistas ficassem mais tempo na cama, isso não resultou em mais sono, disseram os pesquisadores. Pelo contrário: a eficácia do sono foi reduzida de modo significativo e os participantes acordaram com maior frequência durante a noite.

O humor e o desempenho dos atletas também pioraram durante a fase de treinamento. Os ciclistas relataram maior tensão, raiva, cansaço, confusão, depressão e estresse.

O consumo de mais carboidratos reduziu alguns dos sintomas do treinamento intensivo, mas não todos. Embora os participantes que ingeriram somente uma quantidade moderada de carboidratos tenham dormido mais, os pesquisadores acreditam que este é um sinal de níveis mais altos de fadiga e maior necessidade de recuperação.

O resultado deve lembrar os técnicos para que incluam no cronograma de treinamento tempo suficiente para recuperação e sono, reforçaram os pesquisadores.

 

A importância do Descanso.

Notem que o OVERTRAINING (que é uma sobrecarga de exercícios) pode ser prejudicial demais à sua saúde. Portanto, descanse após o treino.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!